Image

O que é Psicopedagogia?

Todos nós aprendemos de forma diferente, uns aprendem mais rápido, outros mais devagar, uns são mais visuais, outros mais auditivos e assim sucessivamente. Há também diferentes formas de ensinar. O ato de aprender e ensinar estão tão interligados que não é possível mais separá-los dentro do processo educacional.

Como se aprende e como se ensina? Porque alguns aprendem outros não? Qual a origem da dificuldade em aprender determinado conteúdo/habilidade? São algumas das perguntas feitas pela Psicopedagogia. Seu objeto de estudo são os atos de aprender e ensinar, levando em conta o ser que aprende, ensina, modifica e é modificado, em sua singularidade, ser cognoscente, ou seja, o sujeito que se dirige a realidade e dela tira seu saber. A Psicopedagogia surge da necessidade de compreender o processo educacional de uma maneira interdisciplinar, buscando para este desafio fundamentos na Pedagogia, na Psicologia e em diferentes áreas de atuação. Podem ser muitas as razões que determinam o sucesso ou o fracasso escolar de uma criança, como: fatores fisiológicos, psicológicos, sociais ou pedagógicos. Muitas vezes tem que olhar sobre o prisma da saúde para compreender as dificuldades de aprendizagem de uma criança/adolescente. Busca investigar as possíveis dificuldades no processo educacional - observando os aspectos físicos, sociais, emocionais e cognitivos - e intervém de modo a remover ou minimizar as barreiras que impedem ou dificultam a aprendizagem. A Psicopedagogia é uma área de conhecimento e de atuação dirigida para o processo de aprendizagem humana. Vista no âmbito de um sistema complexo e inerente à condição humana, a aprendizagem não é só estudada pela Psicopedagogia no espaço restrito da escola, ou num determinado momento da vida, posto que ocorra em todos os lugares, durante todo o tempo da existência. , é estudada em todas instancias onde o ser humano circula. Podem ser realizadas sessões de supervisão e em grupos de tratamento psicopedagógico, nos quais investe no conhecimento de seu próprio processo de aprendizagem.

"A psicopedagogia é um campo de atuação em Saúde e Educação que lida com o processo de aprendizagem humana; seus padrões normais e patológicos, considerando a influência do meio (família, escola e sociedade) no seu desenvolvimento, utilizando procedimentos próprios da psicopedagogia". (Código de Ética da Associação Brasileira de Psicopedagogia)

Qual é a atuação Psicopedagógica?

É a busca por um espaço estruturado com atividades psicodramáticas para atender escolares que apresentam defasagens no seu processo de apropriação do conhecimento. Buscamos identificar as causas que levam esses escolares a não aprenderem, levando-os a descobrir sua própria modalidade de aprendizagem, resgatando a vontade e o prazer de aprender, acreditando e fazendo-o sentir-se digno de que pode se apropriar do conhecimento, elevando sua autoestima. O brincar e o jogo são aspectos muito importantes na ação psicopedagógica, brincando as crianças/adolescentes elaboram conceitos, assimilam informações, raciocinam, hipotetizam, codificam e decodificam, sintetizam, emergem num mundo possível e imaginável, para historizar-se, recordar muitas vezes o passado, deixar-se surpreender pelo já conhecido inconscientemente. É permitir-se a crer e criar, arriscar-se, é, sobretudo, perceber que pode aprender e vai aprender.