Possibilitando maior qualidade de vida e um ganho no aprendizado
A Síndrome de Irlen (S.I.) é uma alteração visuoperceptual, causada por um desequilíbrio da capacidade de adaptação à luz que produz alterações no córtex visual e déficits na leitura. A Síndrome Irlen tem caráter genético , comum ou ambos os pais também possuem essa síndrome com graus e intensidades variáveis. Suas manifestações são mais evidentes nos períodos de maior demanda de atenção visual, como nas atividades acadêmicas e profissionais que envolvem leitura por tempo prolongado, seja com material impresso ou computador.
Quais são os sintomas (sinais de alerta)?
- Sensibilidade à luz (luz do sol, luzes forte, fluorescentes, faróis, iluminação nas ruas)
- Estresse e esforço ao realizar tarefas rotineiras (atividades visuais, audição, assistir TV, visualização de cores, uso do computador)
- Dores de cabeça ao ler
- Dificuldade para acompanhar objetos em movimento
- Dificuldade em dirigir a noite
- Cansaço/fadiga em atividades rotineiras
- Baixa concentração no estudo e ao realizar provas
- Percepção de profundidade comprometida
- Déficit de atenção
- Náuseas, tontura e dores de estômago ao ler
- Ansiedade/nervosismo
Muitos escolares são confundidos com disléxicos ou TDAH. Como resolver estes problemas (tratamento)?
A identificação da Síndrome é feita por profissionais da saúde e educação devidamente capacitados a identificar (teste de screening ou rastreamento) as pessoas que possuem essa síndrome, através da aplicação de um protocolo padronizado conhecido como Método Irlen, e classificar o grau de intensidade das dificuldades visuoperceptuais dos casos suspeitos. O teste de screening é feito após avaliação da acuidade visual e sob correção refracional atualizada, quando necessária. Pelo screening verificamos os benefícios, com a supressão das distorções visuais, pela interposição de uma ou mais transparências coloridas selecionadas individualmente pela pessoas avaliada. Aplicação do Método Irlen onde ocorre a indução de estresse em atividades com alta demanda “visuoatencional” e posterior supressão após a sobreposição de uma lâmina colorida individualmente selecionada. Uma vez determinada a transparência ideal a pessoa passa a usá-la sobre o texto durante a leitura ou cobrindo a tela do computador enquanto lê, obtendo benefícios imediatos no conforto visual, fluência e compreensão. O Método Irlen, é aplicado em mais de 40 países. Através de intervenção não invasiva e de baixo custo, estes profissionais são capazes de potencializar os esforços acadêmicos.
Resultados do tratamento:
- Aumento da velocidade e fluência de leitura
- Melhora no desempenho acadêmico e profissional
- Melhora na manutenção da atenção
- Melhor compreensão
- Redução da tensão e fadiga
- Diminuição do cansaço durante a leitura
- Melhora da auto estima
- Melhoria na orientação espacial durante a escrita
- Melhora na caligrafia
- Mais facilidade na visualização de objetos em movimento
Dra. Márcia Guimarães do Hospital dos Olhos enfatiza que: O diagnóstico correto da doença é essencial para a adaptação e bom desenvolvimento das pessoas que possuem essa síndrome. “Se você não resgatar essas crianças de maneira precoce – o que para a gente é até a 3ª série do ensino fundamental, no máximo – elas vão se tornar vítimas potenciais de bullying nas escolas devido a dificuldade de acompanhar a turma e não ter o desempenho escolar satisfatório. Elas podem acabar desenvolvendo resistência à escola e baixa autoestima”. A hipersensibilidade obriga quem tem a síndrome se esforçar mais para ler e ver. Esse esforço a mais acaba se tornando incômodo e comprometendo processos de aprendizagem, como a leitura e interpretação de textos. “Tem gente que tem a sensação de que as letras estão vibrando ou veem ondinhas na tela do computador. Essas pessoas também não conseguem assimilar a visão com outras atividades, porque elas têm uma sobrecarga sensorial. Ou ela assiste TV ou ela escreve, por exemplo”, explica a médica especialista neste síndrome.