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Possibilitando maior qualidade de vida e um ganho no aprendizado

A Síndrome de Irlen (S.I.) é uma alteração visuoperceptual, causada por um desequilíbrio da capacidade de adaptação à luz que produz alterações no córtex visual e déficits na leitura. A Síndrome Irlen tem caráter genético , comum ou ambos os pais também possuem essa síndrome com graus e intensidades variáveis. Suas manifestações são mais evidentes nos períodos de maior demanda de atenção visual, como nas atividades acadêmicas e profissionais que envolvem leitura por tempo prolongado, seja com material impresso ou computador.

Quais são os sintomas (sinais de alerta)?

  • Sensibilidade à luz (luz do sol, luzes forte, fluorescentes, faróis, iluminação nas ruas)
  • Estresse e esforço ao realizar tarefas rotineiras (atividades visuais, audição, assistir TV, visualização de cores, uso do computador)
  • Dores de cabeça ao ler
  • Dificuldade para acompanhar objetos em movimento
  • Dificuldade em dirigir a noite
  • Cansaço/fadiga em atividades rotineiras
  • Baixa concentração no estudo e ao realizar provas
  • Percepção de profundidade comprometida
  • Déficit de atenção
  • Náuseas, tontura e dores de estômago ao ler
  • Ansiedade/nervosismo
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Muitos escolares são confundidos com disléxicos ou TDAH. Como resolver estes problemas (tratamento)?

A identificação da Síndrome é feita por profissionais da saúde e educação devidamente capacitados a identificar (teste de screening ou rastreamento) as pessoas que possuem essa síndrome, através da aplicação de um protocolo padronizado conhecido como Método Irlen, e classificar o grau de intensidade das dificuldades visuoperceptuais dos casos suspeitos. O teste de screening é feito após avaliação da acuidade visual e sob correção refracional atualizada, quando necessária. Pelo screening verificamos os benefícios, com a supressão das distorções visuais, pela interposição de uma ou mais transparências coloridas selecionadas individualmente pela pessoas avaliada. Aplicação do Método Irlen onde ocorre a indução de estresse em atividades com alta demanda “visuoatencional” e posterior supressão após a sobreposição de uma lâmina colorida individualmente selecionada. Uma vez determinada a transparência ideal a pessoa passa a usá-la sobre o texto durante a leitura ou cobrindo a tela do computador enquanto lê, obtendo benefícios imediatos no conforto visual, fluência e compreensão. O Método Irlen, é aplicado em mais de 40 países. Através de intervenção não invasiva e de baixo custo, estes profissionais são capazes de potencializar os esforços acadêmicos.

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Resultados do tratamento:

  • Aumento da velocidade e fluência de leitura
  • Melhora no desempenho acadêmico e profissional
  • Melhora na manutenção da atenção
  • Melhor compreensão
  • Redução da tensão e fadiga
  • Diminuição do cansaço durante a leitura
  • Melhora da auto estima
  • Melhoria na orientação espacial durante a escrita
  • Melhora na caligrafia
  • Mais facilidade na visualização de objetos em movimento
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Dra. Márcia Guimarães do Hospital dos Olhos enfatiza que: O diagnóstico correto da doença é essencial para a adaptação e bom desenvolvimento das pessoas que possuem essa síndrome. “Se você não resgatar essas crianças de maneira precoce – o que para a gente é até a 3ª série do ensino fundamental, no máximo – elas vão se tornar vítimas potenciais de bullying nas escolas devido a dificuldade de acompanhar a turma e não ter o desempenho escolar satisfatório. Elas podem acabar desenvolvendo resistência à escola e baixa autoestima”. A hipersensibilidade obriga quem tem a síndrome se esforçar mais para ler e ver. Esse esforço a mais acaba se tornando incômodo e comprometendo processos de aprendizagem, como a leitura e interpretação de textos. “Tem gente que tem a sensação de que as letras estão vibrando ou veem ondinhas na tela do computador. Essas pessoas também não conseguem assimilar a visão com outras atividades, porque elas têm uma sobrecarga sensorial. Ou ela assiste TV ou ela escreve, por exemplo”, explica a médica especialista neste síndrome.